Seja em seus tradicionais papeis na TV Globo ou como Suzane von Richthofen em 'Tremembé', nova série do Prime Video, Marina Ruy Barbosa faz sucesso com seu corpo e beleza onde e como quer que esteja. No entanto, antes de viver a assassina que que deixou o Brasil sem fôlego, a ruiva fez uma mudança importante em sua dieta.
Quando se preparava para a série 'Justiça', em 2016, Marina Ruy Barbosa sentiu que precisava dar uma secada em seu corpo, justamente por protagonizar algumas cenas de sensualidade e nudez na trama. Em entrevista à Boa Forma, a estrela, que deixou o loiro recentemente, contou que eliminou o doce da alimentação.
No lugar das guloseimas, sua dieta passou a ser focada em frutas - e um item inusitado roubou a cena em suas declarações: a alfarroba. "Substituí o doce por alfarroba e frutas, limitei o refrigerante só ao final de semana e excluí o carbo do jantar", contou ela, garantindo que o resultado foi positivo tanto na balança quanto no espelho.
"Desinchei e perdi as gordurinhas dos flancos [áreas laterais do tronco]. O bumbum ficou mais empinadinho", completou a Suzane de 'Tremembé'. Se você não conhece a alfarroba, talvez deve estar de perguntando o que é... mas se já ouviu falar, talvez nem saiba de todos os seus benefícios para a saúde - que são muitos, já vamos avisando.
A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, uma árvore pouco conhecida no Brasil. Com um sabor doce e semelhante ao do cacau, a alfarroba é muito utilizada como substituto do chocolate, principalmente por quem busca uma alternativa mais saudável e com menos calorias. Além disso, é fonte de fibras, vitaminas do complexo B e minerais importantes como cálcio e magnésio.
Entre os principais benefícios da alfarroba está a melhora da saúde intestinal, já que suas fibras ajudam a equilibrar a microbiota, reduzem episódios de diarreia e combatem a acidez. Outro destaque é seu efeito sobre o colesterol e a saúde do coração: por conter antioxidantes, a alfarroba ajuda a diminuir os níveis de LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos, além de prevenir o acúmulo de gordura nas artérias.
A alfarroba também é uma grande aliada no controle da glicemia, especialmente para quem tem diabetes. Suas fibras retardam a absorção de açúcares no organismo e contribuem para a estabilidade dos níveis de glicose no sangue. Outro benefício está na saúde óssea, já que o cálcio e o magnésio presentes na fruta fortalecem ossos e dentes, ajudando na prevenção da osteoporose.
Por ser naturalmente doce, pouco calórica e livre de cafeína, a alfarroba ainda pode ajudar na perda de peso e na melhora do sono. Enquanto suas fibras promovem saciedade, o que reduz a vontade de beliscar entre as refeições, a ausência de estimulantes (como a própria cafeína) a torna uma boa opção para sobremesas noturnas.
Por fim, estudos apontam que os compostos antioxidantes da alfarroba podem exercer uma ação anticancerígena e anti-inflamatória, ajudando a proteger as células contra danos dos radicais livres. Apesar de ainda ser necessário mais embasamento científico para comprovar as alegações, o fato é que a alfarroba é um verdadeiro superalimento, mas pouco valorizado.